Dieta Cetogênica

atitude certa para perder peso cíclica epilepsia lair ribeiro antes e depois modelo como é feita

O que é, o que significa, o que comer, como fazer e quais são os alimentos permitidos? Existe uma lista para iniciantes com dicas e passo a passo? Existem riscos e efeitos colaterais? Pode dar alguns problemas como prisão de ventre, diabetes, estar amamentando ou cancer? Quantos quilos se perde e em quanto tempo emagrece? Confira…

Este tipo de dieta emagrece mesmo?
Essa é a primeira pergunta que fazemos, quando queremos perder peso.
Então, para a nossa alegria, podemos dizer que este plano alimentar realmente nos ajuda a perder peso, mas antes de entramos em como fazer, vamos entender um pouco mais sobre ela e o que mais nos traz de benefício a saúde.

Se chama dieta cetogênica, por cortar, ou reduzir ao máximo, o consumo de carboidratos e açúcar, o que diminui a produção de insulina, fazendo que o seu corpo entre em cetose, fazendo com que seu cérebro e todo o seu corpo trabalhem mais, utilizando as gorduras ingeridas e armazenadas, causando a quebra delas, para poder gerar energia.

Por isso ela é mais rica em gorduras, do que em proteínas, que também é reduzida e em carboidratos.

O plano suprime qualquer tipo de gorduras trans (que prejudica a saúde e ainda pode modificar as células do nosso corpo, podendo ativar doenças predisposta ou não), como margarina, óleo de soja e a gordura hidrogenada por exemplo, diminuindo o consumo de carboidratos também, usando gorduras mais naturais, como o óleo de coco, que tanto tem uma taxa pequena de gordura saturada, quanto uma taxa maior de gordura insaturada, ou seja, contém mais as gorduras boas que tanto necessitamos.

Segundo especialista em Nutrologia e Medicina, essa restrição alimentar tem mais de noventa e cinco anos de existência, onde começou na Meoclinic, indo para a Universidade de Johns Hopkins, onde acabou ficando famosa por ser usado no tratamento para epilepsia, onde o número de convulsões vão caindo, podendo a chegar a ser zero.

Segundo esse mesmo médico, este tipo de plano alimentar ainda ajuda na regressão do câncer, já que um dos componentes de que se alimenta a célula cancerígena é a glicose, onde é fornecida pelo açúcar e pelo carboidrato presentes na alimentação e não podem sobreviver em ambiente cetônico, onde na própria dieta, há um corte muito significante desses dois componentes.

Ela ajuda a prevenir e combater doenças cíclicas, diabetes do tipo dois, de hipertrofia, autoimunes e Alzheimer.

Além de ajudar na parte da saúde, acaba ajudando a perder peso com saúde e sem passar fome.

Mas é importante, em qualquer dos casos, procurar um nutricionista, para te auxiliar na preparação de um cardápio correto com esse tipo de plano alimentar que acaba sendo uma nova forma de se alimentar com mais qualidade.

Alerta antes de começar:

Segundo uma especialista em endocrinologista e nutróloga, alerta que essa restrição, não vai se encaixar para qualquer pessoa e que o ideal é fazer com acompanhamento médico, seja para perder uma grande quantidade de peso, seja para tratar algum tipo de doença, que citamos acima, pois apesar de se ter uma lista vasta de alimentos permitidos, alguns deles não poderão ser usados por algumas pessoas, tendo ainda que ficar atento a cada fase da do plano, que teremos que passar, onde só o profissional médico, saberá a melhor forma de montar o seu cardápio.

Ainda, informa a importância de se fazer um check-up primeiro, pois pessoas com problemas renais, por exemplo, não é adequado usar essa dieta, mesmo que nesse caso, durante o processo, seja importante a ingestão de bastante água no dia a dia.

Como fazer?

Agora, vamos falar de como fazer a mesma, quais são os alimentos que são permitidos e que não são permitidos para faze-la de forma correta.

Quais são os alimentos permitidos?

  • Coco (rico em gorduras de cadeia média, ou seja ácidos graxos);
  • Leite de coco caseiro (substitui o leite de vaca);
  • Óleo de coco extra vigem (substitui o óleo vegetal, seja de soja, girassol, canola, etc.);
  • Água de coco (riquíssimo em sais minerais e vitaminas);
  • Manteiga (apesar de ter gordura saturada, também tem a gordura insaturada e que substitui a margarina, que contém gordura trans;
  • Ovo (de preferência o ovo caipira, mas ambos possui muitos nutriente essenciais, além das gorduras que realmente precisamos ingerir);
  • Azeite extra virgem (possui setenta e cinco por cento de gordura monoinsaturada, oito por cento de gordura poliinsaturada, dez por cento de gordura saturada);
  • Banha de porco (possui sessenta e cinco por cento de gordura monoinsaturada e poliinsaturada, ao contrário do que se pensava que possuía somente gordura saturada);
  • Carne vermelha com gordura;
  • Amendoim (tem que controlar a quantidade ingerida, por conter uma grande quantidade de ômega seis, além de conter proteína);
  • Castanha do pará (também tem que controlar a quantidade por ser rico em selênio);
  • Castanha de caju, (controlar a quantidade ingerida);
  • Peixes em geral, principalmente salmão e sardinha (são grandes fontes de ômega três e seis);
  • Queijo (mas tem que ter moderação no consumo),
  • Tomate;
  • Alface;
  • Pimentão;
  • Berinjela;
  • Pepino;
  • Brócolis;
  • Couve e outras verduras e legumes;
  • Abacate, mas com muito cuidado, pois possui carboidratos e açúcares naturais, que em excesso, prejudica a o plano alimentar.
  • E os alimentos não permitidos?

  • Batata;
  • Produtos industrializados, assim como os óleos de soja, canola, girassol e margarina uma vez que são ricos em gorduras trans, onde seu organismo não conseguirá fazer a quebra delas e assim, fazer engordar;
  • Açúcar;
  • Fast food;
  • Arroz;
  • Refrigerante;
  • Qualquer tipo de massa (inclui o macarrão);
  • Mel;
  • Biscoitos e bolachas (até mesmo a de maizena com amido de milho);
  • Pães;
  • Doces.
  • Exemplo de cardápio:

    Vamos então, a um exemplo de cardápio que pode ser seguido na dieta, onde vamos estar cortando o consumo de carboidrato, como é necessário e com isso, já dá para começar a elaborar algumas receitas para variar entre os dias e as fases.

    Como fazer o desjejum?

    Pode-se ingerir café feito na hora, ou um chá (ambas bebidas sem açúcar) ou um leite de coco feito na hora, batendo no liquidificador, somente a polpa do coco e um pouco de água filtrada, acompanhado de um bom omelete com presunto, ou bacon (lembrando que não se deve usar o óleo de soja, mesmo que seja para somente untar a frigideira, pois o ideal é o óleo de coco, ou manteiga), ou dois ovos cozidos acompanhados de fatias de presunto frito, ou in natura.

    O que comer no lanche da manhã?

    Consumir uma pequena quantidade de castanhas do pará, ou um punhado de castanha de caju.

    Umas quatro unidades de um deles, é mais que suficiente.

    E no almoço?

    Podemos fazer um belo bife de carne bovina, ou um peixe grelhado se preferir, acompanhado de salada de alface e tomate, onde cada um dos ingredientes da salada, não pode passar de cem gramas de ingestão, ou se preferir, pode também consumir brócolis feito no vapor, ou salada de couve picada, ou ainda, uma berinjela refogada, onde vai ajudar a baixar mais os níveis de glicose (no caso do consumo da berinjela, é preciso cuidado, pois como estamos cortando o consumo de açúcar e carboidratos, que é o que se transforma em glicose e gordura, pode ocorrer uma hipoglicemia se usado de forma exagerada).

    O que posso consumir no lanche da tarde?

    Meio abacate, ou fatias de queijo, podem ser consumidos com moderação.

    No jantar, tem alguma proibição?

    No nosso consumo dessa refeição, podemos usar uma boa salada, mas na quantidade indicada acima, um bife com gordura, mas não muita, um espinafre que seja refogado, um frango grelhado com azeite, ou manteiga, ou até mesmo um peixe grelhado.

    Esses, são alguns dos alimentos que podemos usar, mas com moderação e escolhendo alguns deles, pois comer tudo de uma vez, pode não ser legal.

    Ainda dá para complementar a receita do seu omelete, por exemplo, acrescentando couve picada, ou até mesmo espinafre e um pouco de queijo.

    No caso das saladas, cuidado na hora de temperar, pois tem que ser o mínimo de sal e só pode ser usado, até uma colher de sopa de limão ou vinagre.

    Não se esqueça de ingerir bastante água natural durante todo o dia, pois o nosso corpo necessita para sua própria manutenção.

    Quais são os exercícios físicos recomendados?

    Quando se entra nessa dieta, é muito importante fazer exercícios físicos, para que se tenha melhor resultado no desempenho da mesma, pois assim, ajudará a eliminar gorduras mais rápido, sem prejudicar a musculatura e sem deixar o corpo flácido, quando se faz para perder peso, além de ser benéfico no tratamento de doenças também.

    Veja com seu médico, o melhor exercício para o seu caso e alie a com a aliemntação recomendada deste plano de alimentação.

    Ela produz uma perda de peso em torno de 4 a 5 quilos em 30 dias quando é associada a atividade física regular.

    Clique aqui para retornar a https://culturaegastronomia.com.br/dieta/.

    Clicky